segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Em baixa no Brasileirão, clubes paulistas podem ficar fora da Libertadores após 15 anos

O fraco desempenho dos clubes paulistas neste Brasileirão realmente surpreende. Acostumados a brigar pelo título da competição, os representantes de São Paulo devem ficar longe do G-4. O Santos, que aparece como melhor representante do estado na série A, aparece apenas na 9ª colocação. Resultado do desmanche do último grande time do Peixe. Algo parecido acontece com o São Paulo. O tricolor vive um ano trágico, com problemas no departamento de futebol, elenco e presidência. Muricy e seus comandados ainda devem lutar mais algumas rodadas contra o rebaixamento. Pela reação nos últimos jogos, o clube não deve cair.

A Portuguesa também briga para se afastar do Z-4. Esse talvez seja o único clube paulista que está em uma posição compatível com a sua realidade. Apostou no competente técnico Guto Ferreira e ainda soube agregar alguns jogadores de qualidade no grupo.  Também acho que escapa da degola. A Ponte Preta já pode pensar na série B. Formou um elenco fraco e ainda teve baixas consideráveis ao longo da competição. Não se preparou para permanecer na divisão de elite.

Agora, sem dúvida nenhuma, o Corinthians é a principal decepção do Brasileirão 2013. O atual Campeão Mundial caiu muito de produção em relação ao ano passado. Perdeu Paulinho, seu principal jogador, e nunca mais se recuperou. O time sofre também com lesões, má fase técnica dos atacantes e envelhecimento de alguns nomes do elenco. O timão era uma equipe muito equilibrada. Ataca e defendia com qualidade. Hoje, se preocupa em não perder, tornando-se previsível e com poucas alternativas. Vale ressaltar que o Palmeiras, por ter sido rebaixado no ano passado, não disputa a atual Série A. Estará nela no próximo ano, já que lidera com folga a competição.

Caso o Corinthians não vença a Copa do Brasil, o estado de São Paulo ficará sem representantes na Copa Libertadores após 15 anos consecutivos de participações (desde 1998). Seria uma perda violenta para o centro mais rico do país. Está na hora de parar, rever conceitos e questionar alguns cartolas bem conhecidos nesses grandes clubes. Incompetência tem limite!

0 comentários:

Postar um comentário