874

   

domingo, 22 de setembro de 2013

Com Tata Martino, Barcelona está modificando a sua forma de jogar

Pouco a pouco o treinador argentino Tata Martino está implementando suas ideias de futebol e alterando a forma de jogar do Barcelona. Embora o clube espanhol tenha permanecido  praticamente o mesmo grupo de jogadores (com exceção de Neymar), é evidente as modificações que estamos vendo dentro de campo. Após vários anos atuando com a mesma formatação de jogo, parece que o Barça entrou em uma nova fase. Vamos listar algumas dessas mudanças.

1 - A obsessão pela posse de bola já não é mais a prioridade. O famoso "Tiki-taka" vem dando lugar a um estilo de jogo mais objetivo. Mais verticalizado. Na vitória de 4x0 sobre o Rayo Vallecano o time apresentou menos posse de bola que o adversário pela 1ª vez em 5 anos.

2 - Quando a equipe está na frente do placar, o contra-ataque passa a ser explorado com frequência, aproveitando a velocidade de Neymar, Messi, Pedro e Sánchez.

3 - A filosofia de nunca dar o famoso "chutão" também foi por água abaixo. Quando o goleiro ou a zaga são apertados ninguém mais se constrange em "rifar a bola", evitando perder a bola perto da sua área.

4 - Os laterais já não avançam tanto e nunca ao mesmo tempo. Desta forma, as jogadas nas costas dos alas e diminuíram, assim como o "mano a mano" dos zagueiros com os atacantes adversários.

5 - O lançamento longo também é uma jogada que vem sendo utilizada com frequência, diferentemente de temporadas anteriores, onde a bola curta predominava.

6 - O "novo Barcelona" também aposta mais na bola cruzada na área. Embora a equipe tenha uma média de estatura baixa, as faltas e escanteios passaram a ser mais constantes.

Neste começo de temporada sob o comando de Martino o Barcelona permanece invicto em com 100% de aproveitamento no Campeonato Espanhol e na Champions League. O time está mais rápido, compacto e leva menos gols. Entretanto, a bola aérea permanece sendo uma dor de cabeça. Iniesta está sendo poupado e atua poucos minutos. O entrosamento de Neymar com o resto do grupo ainda não é o ideal. Ainda deveremos ver uma melhora considerável na equipe. E só assim que o clube poderá ter chances de voltar a vencer a Champions League. O que permanece igual no Barça são as atuações de Messi. Brilhante, o argentino não para de fazer gols e dar assistência perfeitas. 

0 comentários:

Postar um comentário

Anúncio