domingo, 14 de julho de 2013

Thiago Alcântara sai da reserva do Barcelona para a reserva do Bayern de Munique

Thiago terá concorrência forte no Bayern
Por 25 milhões de euros, o jovem Thiago Alcântara trocou o Barcelona pelo Bayern de Munique. O jogador de 22 anos já havia demonstrado incômodo com a reserva no time espanhol e procurava outra equipe para atuar. Quando as especulações apontavam uma transferência para o Manchester United, Thiago foi negociado com o Bayern. Não há dúvidas que meio-campo foi um pedido do atual técnico do time alemão, Pepe Guardiola.

A grande ironia da contratação é que Thiago provavelmente seguirá assistindo os jogos no banco de reservas. O Bayern é hoje o melhor time do mundo e possui jogadores de muito talento no setor de meio-campo. No clube germânico, ele será reserva de Schweinsteiger e até mesmo do também jovem ,Toni Kroos. Se atuar mais adiantado, a concorrência será com o goleador da última Copa do Mundo, Thomas Müller. Agora, se o jogador for deslocado para volante, a disputa também será dura. Nesta posição jogam o brasileiro Luis Gustavo e o espanhol Javi Martínez. A tendência é que nenhum desses jogadores seja vendido. Também não há ausências por lesão. Thiago começaria a temporada entre os reservas.

A única grande vantagem de Thiago é a sua característica de jogo. Cria das categorias de base do Barcelona, o jogador possui um toque de bola refinado, drible curto e é famoso pela qualidade no chamado "último passe". É um meia-armador mais leve. No Bayern, os jogadores de aproximação são volantes de qualidade, que batem bem na bola e dão dinamismo ao setor. Thiago é mais técnico. Poderia mudar a forma da equipe atuar. De qualquer forma, a titularidade não parece ser algo provável, mesmo que ele tenha a "simpatia" do treinador como um trunfo a seu favor.

Se olharmos para a situação do Barcelona, o clube perde um jovem de talento, que tinha a "cara" de jogar da equipe. Com a saída do filho do brasileiro Mazinho, Fábregas não deve sair. Aliás, muito provavelmente algum reforço de qualidade chegará. O chileno Vidal era o ficha um no ano passado. A Juventus não quer se desfazer do jogador. Özil do Real Madrid era o desejo de Sandro Rosell, presidente do Barça. Mas, a negociação seria cara e difícil. O próprio Bayern de Munique queria o alemão. Não conseguiu. Acabou optando por Thiago. É o mercado da bola pegando fogo na Europa. Fiquem de olho, que vêm mais transferências por aí...

0 comentários:

Postar um comentário