terça-feira, 23 de julho de 2013

Entenda por que o Barcelona escolheu Tata Martino para ser o seu novo treinador

Martino fez grande trabalho no Newell's
O Barcelona confirmou nesta terça-feira (23/7) que o argentino Gerardo “Tata” Martino será o novo treinador do clube. Ele substituirá Tito Vilanova, que foi obrigado a se ausentar por motivo de saúde (vem lutando contra um câncer). A verdade é que desde a saída de Pepe Guardiola o Barça está sem técnico. Tito vinha sendo uma ausência constante na última temporada devido aos tratamentos médicos. Isso prejudicou demais a equipe. Mesmo com toda a sua qualidade, o time catalão sentiu a falta de um comandante. Até mesmo discussões dentro de campo foram vistas (Messi x Villa). O vestiário é canibal!

Enfim, com o afastamento de Tito, a diretoria do clube espanhol resolveu contratar um novo treinador. Mas, por que Geraldo Martino? Obviamente que o Barça não pretendia mudar radicalmente a sua filosofia de jogo. Por isso, procurava por um comandante que prioriza o toque de bola de qualidade e a parte ofensiva. Certamente o fato de Martino ser argentino (portanto, fala espanhol) contribuiu para escolha. A adaptação será rápida. O próprio Neymar não terá tantos problemas para a comunicação. Mas, por que não Marcelo “El Loco” Bielsa? Afinal, é outro grande treinador argentino, já está adaptado ao futebol do país e era o favorito da torcida. A resposta é bem simples: Bielsa é ofensivista demais. Corre muitos riscos. Não costuma ter times equilibrados. E, equilíbrio tático, é exatamente o que o Barcelona está precisando.

Martino é mais “convencional” que Bielsa. Consegue montar times ofensivos, mas que também possuem uma boa defesa. Assim era a seleção Paraguaia treinada por ele, o Libertad e o próprio Newell's Old Boys. Além disso, o comandante não abre mão da chamada “pegada” argentina. Sem falar que Bielsa é explosivo e costuma comprar brigas com os jogadores. Tudo que o Barça não precisa é de um “Mourinho” no banco de reservas. Acho que o Barcelona fez uma boa escolha. Muitos falavam no nome do ex-jogador do clube, Luis Henrique. Seria uma aposta. Confesso que cogitava o nome de Tite, do Corinthians. O treinador “campeão de tudo” está pronto para iniciar a carreira internacional em um grande europeu. Hoje, taticamente, é o melhor técnico da América do sul.

O contrato de Gerardo Martino (50 anos) é de dois anos. Ele terá a responsabilidade de levar novamente o Barcelona ao topo do futebol mundial. Hoje o time espanhol está bem atrás do Bayern de Munique, que é a melhor equipe do planeta. Certamente deveremos ter algumas mudanças de nomes no elenco do clube. Quem sabe até na parte tática. Tito seguia a linha de Pepe Guardiola. “Tata” deve impor uma nova mentalidade mais competitiva. Ah, embora isso ainda não tenha uma data para acontecer, já se comenta no Barcelona que o treinador que o clube projeta para comandar o time durante um longo período será Xavi. Seria a continuação do trabalho de Guardiola. Por enquanto, o “Tik-Tak” do Barça ganhará uma pitada de “toco y me voy” argentino. Vamos ver no que essa mistura dará. 

0 comentários:

Postar um comentário