in

Obrigado por tudo, mestre Cláudio Quintana Cabral

Aos 71 anos, morre o genial comentarista do rádio gaúcho.

No dia 14 de abril de 2012, falecia Cláudio Quintana Cabral, um craque do jornalismo esportivo gaúcho. O “Mestre”, como era chamado, deixou-nos aos 71 anos. Lúcido. E, junto com ele, a opinião mais talentosa que o rádio gaúcho nos proporcionava acerca do tema futebol. Ex-integrante das rádios gaúcha, Guaíba e Bandeirantes (emissora na qual trabalhava na data de sua morte), o cronista também foi dirigente do Internacional na década de 70. Mesmo assim, conseguia separar a paixão clubística das observações que realizava.

Cláudio Cabral foi um gênio. Unia o conhecimento do futebol com a técnica retórica. Dono de uma ironia fina, ácida, por vezes cruel; tinha o poder de resumir os fatos com palavras mágicas e antológicas. Nada passava despercebido por ele. Dentre as “sacadas” brilhantes, algumas de suas frases e expressões tonaram-se reconhecidamente sua marca registrada. Lembremos algumas: “Pior que ganhar o campeonato gaúcho é perder o campeonato gaúcho”, “Olha aqui ó, o Inter está apresentando uma atuação pornográfica”, “Não vão me passar esse cachorro”, “Oremos”, “Bahh”, “Sem a bola eu e o Pelé jogamos a mesma coisa”, “Falei e assino embaixo”, dentre muitas outras pérolas que jamais sairão de nossa memória.

Sem muita paciência e demonstrando frequente mau humor, o “mestre” não aliviava em suas análises, principalmente no momento de informar a nota individual dos jogadores. Exigente, dificilmente atribuía valores maiores que 7. Por outro lado, as cotações baixas sempre viam acompanhadas de termos espirituosos, levando os ouvintes a gargalhadas. Sem dúvida o rádio esportivo gaúcho perdeu o seu comentário mais genial. Restam os ensinamentos. Obrigado por tudo, Mestre.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 2

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 50.000000%

Downvotes: 1

Downvotes percentage: 50.000000%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ronaldo, o último centroavante diferenciado?!

Felipão ou Guardiola é 8 ou 80!